Quantcast
Channel: Blog Vitao Alimentos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 35

Frutas, legumes e verduras para a saúde

$
0
0



Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 60% do total de mortes relatadas no mundo e 46% da carga global de doenças, foram atribuídas às doenças crônicas não transmissíveis em 2001. Projeções da OMS apontam que em 2020 essas doenças responderão por 58% da carga global de doença no mundo¹.

Isso está diretamente ligado ao estilo de vida da população, comportamentos alimentares podem não somente influenciar o estado de saúde presente, como também determinar se mais tarde em sua vida o indivíduo irá desenvolver ou não alguma doença como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes¹.


O consumo insuficiente de frutas, legumes e verduras, está entre os dez principais fatores de risco para a carga total global de doença em todo o mundo.  Esses alimentos são importantes na composição de uma dieta saudável, pois são fontes de micronutrientes, fibras e de outros componentes com propriedades funcionais. Além disso, frutas e hortaliças têm poucas calorias em relação ao volume do alimento consumido, o que favorece a manutenção saudável do peso corporal¹.

O Ministério da Saúde do Brasil recomenda o consumo diário de três porções de frutas e três porções de legumes e verduras, enfatizando a importância de variar o consumo desses alimentos nas refeições ao longo da semana.

Ao consumir legumes e verduras não esqueça de que deve haver uma boa higienização desses alimentos antes do consumo:
- Lave os vegetais inteiros em água corrente;
- Em seguida, coloque-os de molho em uma vasilha de vidro  com água e cloro (ou água sanitária), numa porção de 1 colher de cloro para 1 litro de água;
- Deixe por 15 minutos.


Dicas para consumir mais verduras 
- Inclua, durante a refeição, uma porção pequena destes alimentos e aos poucos comece a aumentar esse consumo²;
- A apresentação tem importância para aceitação. Por isso faça pratos coloridos e com formas diferentes como em rodelas, cubinhos, cozidos, crus;
- Consuma os alimentos de sua preferência, mas não se esqueça daqueles que não lhe agrada muito, experimente em preparações diferentes. Muitas vezes a aceitação ao novo alimento poderá ocorrer somente após várias tentativas (de 12 a 15 vezes). Não desista!²
- Para crianças menores, apresente a refeição de forma lúdica: colorido com desenhos, carinhas, sorrisos. Por exemplo: monte um boneco no prato (use brócolis como cabelo, o palito de cenoura como nariz, o tomate cereja como os olhos). Seja criativo!²




Fontes:
1.FIGUEIREDO, I.; JAIME, P. C.;  MONTEIRO, C. A. Fatores associados ao consumo de frutas, legumes e verduras em adultos da cidade de São Paulo. Rev. Saúde Pública, v.42, n.5, p. 777-785, 2008.

2.MISTURA VIVA. A importância dos legumes e verduras. Disponível em:  http://misturaviva.blogspot.com.br/2009/03/importancia-dos-legumes-e-verduras.html#.UL4HN-Q8169. Acesso em: 04.12.12 as 10h00. 









Viewing all articles
Browse latest Browse all 35